Esporte potencializa a carreira. Saiba como

Praticar atividade física traz diversas vantagens para a saúde física e mental. Por meio do esporte, ganhamos mais condicionamento físico e massa muscular, queimamos gordura, também melhoramos a autoestima, oxigenamos o cérebro para termos boas ideias e espantamos o estresse.

Confira abaixo o que três Integrantes que praticam exercícios com frequência contam sobre como o esporte traz benefícios para a rotina profissional e inspire-se para se mexer cada vez mais!


Fabio Yanaguita - Gerente de Regulação e Mercado de Energia

Esporte que pratica: corrida há 10 anos e triathlon há dois.

 

Frequência: Fabio não compete profissionalmente, apenas por hobby, para superação pessoal, mas se dedica ao treino seis dias por semana em modalidades como musculação, ciclismo, corrida e natação.

Vantagens que nota na carreira: quando treina pela manhã, Fabio diz que chega ao trabalho feliz e ativo: "é como se tivesse passado pelo happy hour", brinca. Outros pontos positivos que ele nota são:

  • Concentração: "o exercício exige que você faça um tipo de meditação, que preste atenção a seu corpo. Por isso, quando treino e venho trabalhar, tenho mais facilidade para fazer uma leitura mais complicada, elaborar uma ideia mais complexa e um projeto mais difícil."
  • Planejamento: "para toda prova você precisa de um planejamento prévio e uma estratégia. Para uma maratona ou triathlon, por exemplo, essa organização começa cinco meses antes com separação de budget, recurso pessoal (o que tem de dedicar sem ter de abandonar o jantar com os amigos, o trabalho, a família) e a tática do dia (a energia que vai usar no dia). Não é diferente da estrutura de uma grande entrega com cronograma, metas diárias etc. O que muda é o esforço, que aqui na Braskem é só mental e na prova, soma-se o físico."
  • Disciplina: "se você não tem disciplina e persistência, a carreira te mina em doses homeopáticas. Aos poucos,  você olha e vê que deixou de cumprir planos, viver coisas, não evolui como planejado em longo prazo. Numa prova também é assim. Sem disciplina e persistência durante o preparo, você chega quebrado ao final. O esporte te ensina isso em curto prazo"

Na Braskem: "Quando possível, venho para o trabalho de bike também. O prédio tem boa estrutura com bicicletário e vestiário completo, com shampoo, sabonete, toalha, armário etc., que fazem a diferença. Agradeço muito por termos isso aqui."

Dica: "A corrida, no início é dolorosa. Você treina e não sai do lugar, mas a curva de aprendizado é muito rápida se você se disciplinar. Superada a dificuldade inicial, vêm os benefícios da endorfina, e o esporte se torna 'viciante'."


Caio Coimbra Siqueira, da Diretoria de Planejamento Estratégico da UNIB


Esporte que pratica: Caio se exercita desde criança, tendo praticado a maioria dos esportes coletivos. Desde 2015 faz triathlon.


Frequência: três vezes por semana. "Em 2016, para completar o Ironman 70.3, cheguei a treinar seis dias por semana", conta.

Vantagens que nota na carreira: "o esporte me moldou como ser humano, seja em meu crescimento pessoal ou profissional. Muitas competências que usamos em nosso dia a dia empresarial são treinadas durante a prática esportiva, como:

  • a superação de resultados/limites
  • o trabalho em equipe (enxergar o melhor em cada pessoa e respeitar o limite de cada um)
  • a competição saudável
  • a criatividade
  • o planejamento
  • a disciplina
  • as amizades."

Na Braskem: Caio diz que tem notado uma mudança importante no universo empresarial quanto aos benefícios que o esporte traz para a saúde e para o desempenho dos funcionários. "Empresas de ponta têm incentivado seus Integrantes, seja por meio da conscientização ou de parceria com assessorias, academias, grupos de corrida e, na Braskem não é diferente."

 

Fernando Sato, Líder de P&O da UNPOL


Esporte que pratica: há 12 anos é praticante de triathlon.


Frequência: seis dias por semana (dois treinos de natação, quatro de ciclismo e três de corrida).

Vantagens que nota na carreira: "a atividade física é uma válvula de escape, tanto para melhorar meu controle emocional e resiliência diante de situações adversas e de estresse quanto para achar soluções para os problemas cotidianos. O esporte desenvolveu vários aspectos que coloco em prática na vida profissional, mas como principais, citaria:

  • planejamento
  • disciplina
  • determinação para alcançar os objetivos."
 

Na Braskem: Fernando conta que a empresa incentiva a atividade física por meio de seus Líderes. "Eles sempre me permitiram administrar e conciliar meus desafios profissionais com os esportivos e a Braskem, através de campanhas de incentivo à prática de exercícios e hábitos saudáveis, lideradas pelas áreas Médica e de Benefícios."

Dica: "os benefícios que a prática esportiva traz para a saúde, com a melhoria dos seus principais indicadores, ajudam também a empresa na redução do absenteísmo e melhora o desempenho e a disposição dos profissionais", conta Fernando.