Estágio é o primeiro passo do plano de carreira

Planejamento ajuda a definir objetivos e compreender o caminho necessário para alcançá-los

A carreira não é algo estático e imutável. Pelo contrário, ela é dinâmica e passa por diversas mudanças para que possamos nos desenvolver pessoal e profissionalmente. Para alcançar a posição que desejamos e conquistarmos a carreira dos sonhos, é preciso se autoconhecer e planejar para poder definir metas e formas de concretizá-las.

Viviane Yamaguti, da área de P&O Desenvolvimento Organizacional da Braskem, conta que o planejamento de carreira deve começar na primeira experiência no mercado de trabalho, como o estágio, pois é o momento de conhecer o mundo corporativo e pôr em prática a teoria da sala de aula.

"É o momento de o jovem conhecer, experimentar, errar e aprender com os erros, descobrir o que gosta de fazer, o que faz bem e o que precisa desenvolver, quais áreas parecem mais atrativas, iniciando dessa forma o processo de autoconhecimento para poder identificar caminhos de carreira e, ao longo da trajetória, preparar-se, fazer escolhas e tomar decisões aderentes às suas expectativas, interesses e habilidades."

E, justamente por o estágio ser o início da vida profissional e do plano de carreira, a proposta é que ele não seja rígido ou engessado, mas consistente. Para aproveitar essa primeira experiência, Viviane indica "absorver o máximo de conhecimento e informação, especialmente sobre sua área e sua atuação, para ter certeza do que é esperado de seu papel e para ampliar a visão sobre a empresa, expandir os horizontes e não ficar com dúvidas ou ter receio de fazer perguntas".

São as experiências do dia a dia que ajudam a dar forma ao nosso perfil profissional. Assim, segundo Viviane, é possível ter clareza sobre aquilo de que gostamos ou não, com quais áreas temos mais afinidade, por quais temos interesse, quais são nossas maiores habilidades e como podemos praticá-las para nos desenvolvermos e contribuirmos para a empresa na qual estamos.

Quer saber como funciona o plano de carreira na Braskem? Clique aqui e leia a reportagem.