• 1
  • 2
  • 3

FAQ

Tem alguma dúvida? Vejas as respostas para as perguntas mais frequentes sobre os nossos programas.

  • Gerais +
    • Qual é a relação da Braskem com a Organização Odebrecht?

      A Braskem integra a Organização Odebrecht e possui programas de estágio em conjunto com ela.

    • Quais são as possibilidades para um Jovem trabalhar na Braskem?

      Existem diversas formas de um Jovem entrar na Braskem:


      1. Jovem Aprendiz:

      Indicado para jovens de 18 a 24 anos que buscam a primeira experiência profissional a fim de se inserir no mercado de trabalho. Existem alguns critérios específicos para ser um Aprendiz na Braskem. Clique aqui para conhecer mais sobre o programa.


      2. Jovem Técnico Braskem:

      Para jovens em curso técnico que buscam pôr na prática tudo o que só vê em sala de aula. A Braskem investe na formação e desenvolvimento de carreira para técnicos em diversas áreas.


      3. Jovem Operador:

      Jovens com desejo de atuar na operação industrial da Braskem e que estejam em curso técnico ou o tenham concluído.


      4. Jovem Parceiro Odebrecht:

      Para jovens universitários e recém-formados que buscam autonomia e ser dono de seu próprio negócio, dentro de uma Organização global e cultura empresarial que estimula desafios diários.

    • Como posso me inscrever para os programas de jovens da Braskem?

      É fácil: basta entrar no site www.jovensbraskem.com.br, selecionar qual programa você se encaixa (Jovem Aprendiz, Jovem Técnico, Jovem Operador ou Jovem Parceiro) e seguir o passo a passo para realizar sua inscrição. Além disso, é importante que você se inscreva no site, para termos seus dados e assim convidarmos você quando os programas abrirem o processo seletivo.

  • Programa Jovem Aprendiz +
    • O que é o Programa Jovem Aprendiz?

      O programa visa cumprir medidas socioeducativas de inclusão social, tendo como objetivo garantir o desenvolvimento profissional, por meio de atividades práticas e teóricas, de jovens de 18 a 24 anos em vulnerabilidade social.

    • Como faço para ser Jovem Aprendiz na Braskem?

      Não há um período específico para contratação de Jovem Aprendiz na Braskem. A contratação é contínua, ou seja, ao longo do ano são criadas novas vagas, as quais são preenchidas com o apoio de instituições parceiras como o CIEE e o SENAI.

      A Braskem seleciona seus aprendizes para atividades administrativas em Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Mauá por intermédio do CIEE. Clique aqui para se inscrever no CIEE e ser chamado para os processos seletivos da Braskem, quando houver vaga em aberto.

      Já para as atividades industriais, a Braskem seleciona seus aprendizes em Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Mauá e Rio Grande do Sul (áreas administrativas e industriais) por intermédio do SENAI. Clique nos links abaixo, divididos por região, para se inscrever no SENAI e ser chamado para os processos seletivos da Braskem.

    • Quais são os pré-requisitos para participar do processo seletivo do Programa Jovem Aprendiz?

      É preciso ter entre 18 e 24 anos*, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e ter disponibilidade de 4 a 6 horas por dia para atividades práticas e teóricas.

      * Devido a periculosidade das unidades industriais, não contratamos menores de idade.

    • Os benefícios são os mesmos de qualquer funcionário?

      Sim. O Jovem Aprendiz é contratado pela Braskem e tem direito a todos os benefícios que um trabalhador contratado pelo regime CLT tem.

    • Qual a duração do programa?

      O contrato é feito com prazo determinado, com duração entre 15 e 18 meses, variando de acordo com a grade de aulas da instituição parceira (CIEE ou SENAI).

    • Qual é a carga horária de trabalho?

      O Programa de Aprendizagem prevê que o Jovem Aprendiz desfrute de quatro a seis horas de desenvolvimento diário, divididas em atividades práticas e teóricas.

    • As vagas são apenas para quem ainda está cursando o Ensino Médio?

      Não, as vagas atendem também quem concluiu o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, e também para quem esteja cursando ensino universitário.

  • Programa Jovem Técnico +
    • Quais são os pré-requisitos para participar do processo seletivo do Programa Jovem Técnico?

      É preciso ter mais de 18 anos; estar cursando a partir do segundo semestre do Ensino Técnico nos cursos de Automação, Administração, Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Eletromecânica, Edificações, Inspeção de Equipamentos, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Processos Petroquímicos, Plásticos, Química ou Segurança do Trabalho (conforme a necessidade de cada localidade); ter disponibilidade para estagiar por um ano na empresa.

    • Já estou formado em uma das áreas acima. Posso me inscrever?

      Não, para participar do programa Jovem Técnico é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado na instituição de ensino técnico.

    • As vagas são só para quem ainda está cursando o Ensino Técnico?

      Sim.

    • Faço 18 anos logo após o início do programa. Posso me inscrever mesmo assim?

      É necessário que você tenha 18 anos completos na data de admissão na Braskem.

    • Estou no primeiro semestre no curso técnico. Posso me inscrever no processo seletivo?

      Não. É necessário estar cursando a partir do segundo semestre.

    • A Braskem seleciona estagiários provenientes de escolas específicas?

      Qualquer estudante cursando o nível técnico pode participar do processo seletivo desde que atenda aos pré-requisitos do programa.

  • Programa Jovem Operador +
    • Quais são os pré-requisitos para participar do processo seletivo do Programa de Formação de Operador Braskem?

      É preciso ter mais de 18 anos; ser formado no Ensino Técnico nos cursos de Química, Mecânica, Mecatrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Eletroeletrônica, Automação ou Instrumentação; ter disponibilidade para estudar e estagiar durante 40 horas por semana; e ter disponibilidade para atuar em regime de turno de revezamento.

    • Para quem são destinadas as vagas do Programa?

      A todos os jovens que já possuem uma formação técnica e buscam fazer parte da nova geração de Operadores da Braskem.

    • Quais são as etapas do Programa de Formação de Operador?

      São quatro etapas. A primeira fase tem duração de cinco meses e prevê uma bolsa-auxílio para que o jovem possa se dedicar aos estudos teóricos cinco dias por semana, oito horas por dia. A segunda etapa prevê seis meses de estágio, em que o jovem pode conhecer mais sobre a cultura da Braskem, estudar equipamentos e processos. Na terceira etapa, o jovem já é Operador Trainee, ou seja, ele já é um Integrante e vai ser alocado em uma planta específica.

    • Quanto tempo dura o Programa?

      No total, ele tem duração de 18 meses.

    • Ainda estou cursando o ensino médio. Posso me inscrever no Programa?

      Não. Para se inscrever no Programa, você precisa ter concluído o Ensino Técnico em um dos seguintes cursos: Química, Mecânica, Mecatrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Eletroeletrônica, Automação ou Instrumentação.

  • Programa Jovem Parceiro +
    • Sou estudante universitário e gostaria de estagiar na Braskem. O que devo fazer?

      O programa de estágio da Braskem faz parte do Programa Jovem Parceiro da Organização Odebrecht. Para participar, o candidato precisa verificar se atende aos pré-requisitos e se inscrever no site: www.jovemparceiro.com.br. Uma vez inscrito, é preciso aguardar ser chamado para participar das etapas da seleção.É importante lembrar que, para estagiar, é preciso ter uma carteira de trabalho. Caso ainda não tenha a sua, procure um posto de atendimento da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego ou uma agência no Ministério do Trabalho e Emprego. Locais e telefones podem ser consultados no site http://portal.mte.gov.br/postos.

    • Quantas vezes por ano o programa abre inscrições?

      O processo seletivo para o programa Jovem Parceiro Odebrecht, modalidade estágio, acontece uma vez ao ano, com entrada em janeiro de cada ano. As inscrições são abertas via canais de comunicação da Odebrecht e Braskem, entre os meses de agosto e setembro. Para saber as datas e inscrever-se no próximo processo seletivo, entre no site www.jovemparceiro.com.br.

    • Quais são os pré-requisitos para participar do processo seletivo do Programa Jovem Parceiro?

      É preciso ser universitário com conclusão da graduação (bacharelado) prevista pelo programa; possuir, preferencialmente, disponibilidade de 30 horas semanais para estagiar; e conseguir conciliar sua faculdade com o estágio nas localidades divulgadas no site.

    • Quais as etapas do processo seletivo e quanto tempo ele dura?

      O processo seletivo de JP Odebrecht, modalidade estágio, envolve as seguintes etapas: inscrição; análise dos pré-requisitos; análise qualitativa dos pré-requisitos; dinâmica de grupo; e entrevista final. Alguns processos ainda contam com teste on-line (TERP - Teste Eficiência na Resolução de Problemas), Pré-tarefa Minha História e avaliações on-line que são eliminatórias. Até a contratação, o processo leva cerca de dois meses.

    • Quais etapas dos processos seletivos são eliminatórias?

      Todas as etapas do processo seletivo são eliminatórias. Porém, em alguns processos, pode haver pré-tarefas on-line que não são eliminatórias, como o Minha História, em que pedimos ao candidato que descreva sua história de vida através de imagens e textos curtos. Essa etapa será eliminatória, apenas caso o candidato não a preencha.

    • Após enviar meu currículo, em quanto tempo terei um feedback da empresa?

      Desde a inscrição até o primeiro retorno, cerca de um mês. Esse retorno pode variar a depender do cronograma do processo.

    • Se meu currículo não for selecionado, terei algum retorno da Braskem?

      Sim. Todos os candidatos receberão um retorno da empresa, mesmo que não tenham sido selecionados durante a triagem.

    • Qual o valor da bolsa-auxílio e quais os benefícios oferecidos pela empresa?

      O valor da bolsa-auxílio é compatível com o mercado de trabalho. Durante o processo seletivo, são divulgados os valores, que podem variar de acordo com a localidade. Os benefícios oferecidos são: assistência médica; vale-transporte, ônibus fretado ou estacionamento (as opções variam conforme a vaga, a localidade e o horário do estágio); vale-refeição ou refeitório no local; seguro de vida em grupo. Por lei, os estagiários têm direito a 30 dias de recesso remunerado, depois de completados um ano de trabalho.

    • Qual é o horário de estágio na empresa?

      Por lei, a carga horária de trabalho é de 30 horas semanais (seis horas por dia). O período é variável de acordo com a carga horária dos estudos e o período de aulas do candidato.

    • Posso conhecer a área onde vou estagiar?

      Durante o processo de agendamento para a etapa presencial em grupo são divulgadas as macro áreas que possuem interesse em receber novos estagiários, para que os candidatos façam uma escolha. Porém, ao longo do processo, o número de vagas e áreas pode variar, por isso, as dúvidas sobre este tema são esclarecidas nas etapas presenciais em grupo e entrevista individual.

    • Posso estagiar em qualquer área de Braskem?

      Sim, mas é preciso adequar a sua formação aos pré-requisitos de cada área da empresa.

    • É necessário falar algum idioma?

      Isso irá depender dos requisitos de cada vaga. Existem áreas que exigem conhecimento prévio em inglês ou espanhol, porém existem outras áreas que não exigem nenhum conhecimento de idioma.

    • Já participei do processo seletivo para um dos programas anteriormente. Posso participar novamente este ano?

      Sim. Você pode participar normalmente e quantas vezes quiser, desde que atenda aos pré-requisitos do programa desejado.

    • Não há vagas para o programa que desejo me inscrever na localidade em que resido / estudo. Ainda assim posso participar do processo seletivo?

      Sim, desde que você tenha condições de conciliar alguma das localidades de estágio com os estudos. Lembramos que o estágio é um complemento da sua formação acadêmica; ou seja, você precisa estar estudando para realizar o programa. Algumas instituições de ensino disponibilizam períodos específicos para a realização de estágio, cuja grade curricular resume-se ao acompanhamento de estágio. Nesses casos, os candidatos costumam ter maior disponibilidade de carga horária (previsto em Lei de Estágio), bem como flexibilidade para maior deslocamento e até mudança de localidade. Ressaltamos que a Organização Odebrecht não se responsabiliza por eventuais custos de mudança e/ou moradia.

    • A Organização Odebrecht custeia transporte e hospedagem durante o processo seletivo?

      Todas as despesas que ocorrerem durante o processo seletivo (transporte, estacionamento, hospedagem, alimentação, entre outros) são de responsabilidade exclusiva do candidato. Por isso, recomendamos que, no momento da inscrição, você opte pela cidade mais próxima disponível para realizar as etapas presenciais.

    • Sou estagiário / Integrante de uma empresa da Organização Odebrecht. Posso me inscrever?

      O Programa Jovem Parceiro é voltado apenas para candidatos externos. Caso você já seja um estagiário/Integrante da Organização, converse com o seu Líder e com alguém da equipe de Pessoas & Organização da sua empresa/área e alinhe seu interesse em conhecer outras áreas.

    • Estou no primeiro semestre da faculdade. Posso me inscrever no processo seletivo?

      Não. No programa Jovem Parceiro para Estágio Universitário, buscamos estudantes que estejam no penúltimo ou último ano da graduação. Isto facilita o processo de aproveitamento para as oportunidades que surgem para os recém-formados.

    • A Braskem seleciona estagiários provenientes de universidades específicas?

      Não. A Braskem não prioriza candidatos de nenhuma universidade específica. A avaliação no processo seletivo é baseada na triagem de pré-requisitos e desempenho apresentado durante as etapas presenciais.

    • Após o término do meu estágio, como posso me tornar um trainee na Braskem?

      O programa Jovem Parceiro Recém-Formado, como é chamado o programa de trainee da companhia, é exclusivo para ex-estagiários da Braskem, sendo uma continuação do Jovem Parceiro Estagiário. Todo estagiário efetivado ao longo de seu programa e que se forma naquele ano, se torna automaticamente um Jovem Parceiro Recém-Formado no ano seguinte. Dessa forma, investimos e apostamos nos nossos estagiários para que cresçam e permaneçam no organização, assumindo desafios maiores.

+
Ver mais dúvidas